quinta-feira, 12 de março de 2009

Educar...



Aos três anos de idade, uma criança tem o dobro de sinapses, as conexões de neurônios dentro do cérebro, do que um adulto normal. São trilhões de caminhos possíveis para uma informação dentro do cérebro. Cerca de quarenta por cento delas são perdidas até a idade adulta, mas esse é um processo fundamental para a inteligência. Descartar as sinapses menos ativas torna o cérebro mais rápido e eficiente.



Aprender a ler pode começar muito antes de a criança ver as primeiras letras. Um dos exercícios mais eficazes para desenvolver as habilidades necessárias é pedir às crianças que contem alguma coisa que tenha acontecido a elas. Um adulto, então, anota tudo, na sequência certa. Quando as crianças reencenam o que aconteceu de verdade, estimulam a memória e o raciocínio lógico, que serão essenciais para aprender a ler.




A partir dos seis meses de idade, as crianças precisam consumir muito ferro. A carência de ferro provoca anemia, que pode ter conseqüências irreversíveis no cérebro. Os alimentos mais ricos em ferro são gema de ovo, vegetais verdes e amarelos, carne vermelha, batata e tomate. A vitamina C, além de essencial, ajuda na absorção de ferro, então é melhor ainda acompanhar tudo isso com um bom e velho suco de laranja.
Dicas apresentada no programa Alternativa Saúde - 11 de março de 2009.

Nenhum comentário: